Ensaio sobre a terça-feira

Jornalista, cronista e blogueiro


Escrever uma crônica sobre uma terça-feira em uma terça-feira de carnaval pode ser irônico, provocativo. Mas não passa de um acidente, pois esqueci de escrevê-la na semana anterior. O fato é que estou aqui para provar para vocês que a terça é o dia do trabalho, ou o pior dia da semana, para os mais preguiçosos.

Começo desmistificando a segunda-feira. Desde os tempos de escola você escuta que ninguém gosta desse dia da semana. Quando se começa a trabalhar, a situação piora. Voltar à labuta após dois dias de descanso/viagem/festa é sempre muito ruim, mas não é o pior dos mundos.

A segunda-feira é boa. Tive a certeza quando entrei para a Sociedade Segunda-Feirinos, há uns oito anos. Quatro jornalistas se encontravam para beber, rir da cara dos outros e comentar o final de semana. O que rolou na festa de sábado, o resultado do jogo de domingo, sempre tínhamos assunto. Nada muito diferente do que você faz no trabalho segunda-feira de manhã. Aí que está! Segunda-feira é um dia divertido, uma data para lembrar, uma rápida nostalgia dos maravilhosos dois dias anteriores. Como pode, então, ser o pior dia da semana?

Quarta-feira é quase sexta. Para os casais, é dia de namorar. Para os solteiros, dia de planejar o que fazer no final de semana. E ainda tem futebol. Como um dia marcado por romance e futebol pode ser ruim? Impossível. Quinta-feira é o dia da espera. O dia do aguardo, da angústia. Mas de uma boa expectativa, de uma ótima sensação. Sexta e sábado eu nem comento. Domingo é dia de descanso, programa Sílvio Santos, já diria o Titãs. A preguiça e o ócio são sagrados.

E a terça-feira? O que temos de bom neste dia?O final de semana anterior já ficou para trás. O próximo está ainda muito longe. Quase não temos futebol (a menos que o seu time esteja na Série B), não há boa programação na cidade, nada que esteja associado ao lazer.Existem quinta-feirinos, segunda-feirinos aos montes, mas é raro ver um grupo de amigos denominado terça-feirinos. Ninguém namora na terça-feira, muitos bares nem abrem nesse dia.

Para que serve a terça-feira, então? Para trabalhar, produzir, botar a mão na massa. As reuniões de terça-feira são mais produtivas que as de segunda. Por que? Porque as piadas do final de semana não irão mais interromper. Terça é o dia dos workaholics, é dia de fechamento no jornal bissemanal que trabalho. Não ria, não se divirta, apenas trabalhe!

E você? Está lendo isso aqui por que? Não deveria estar trabalhando? Ah sim, é carnaval. Volte a dormir, então! E aproveita que na próxima semana vai acabar a folga. Já eu…bom…eu estou trabalhando, por isso escrevi este texto ontem à noite. Ou você acha que escrever no Botequim é trabalho?