O CLÃ DA ÁRVORE – PARTE 4 DE 4

Jornalista





OS PLANOS DE AÇÃO DO CLÃ DA ÁRVORE

Para que a Filosofia do Clã seja aplicada, são necessárias ações que possam levar o cidadão comum a introduzir em si mesmo esta nova informação. Desta forma é preciso criar ferramentas capazes de fazê-lo perceber o diferencial, sem que caia no cotidiano das informações enciclopédicas que as mídias vomitam dia após dia.
Dessa forma se estipula uma linha estratégica de ação, a fazer o cidadão a absorver a informação sem criar nele um sentido de repulsão ou delírio. O primeiro objetivo é criar nele um sentimento de questionamento.

A INVISIBILIDADE

Por esse motivo é necessária a invisibilidade de quem pratica as ações. Sem nomes, sem rostos, sem físico não existe a possibilidade de transformação da Filosofia do Clã em uma Utopia como outra qualquer.
Também não cria ídolos para a veneração. Coisa que o Clã e seus integrantes não buscam.
Para isso serão criados codinomes para cada membro do Clã. Esses nomes serão criados por cada um sem a interferência de outros membros. Só não é aconselhado o uso de nomes de personagens famosos da história.

ÔNIBUS

Como já foi descrito nos primeiros textos do Clã da Árvore, locais onde as pessoas “sofram” com a falta do sistema, são primordiais para o começo do ataque.
Se justifica isso por que percebemos que quando entram no ônibus as pessoas se desligam de alguma forma do mundo físico. Elas se transportam para uma dimensão de pensamentos que geralmente não se geram de influências de mensagens publicitárias estampadas dentro dos ônibus.
Desta forma as pessoas buscam pontos de referência dentro dele, para que possam fixar seus olhos e observar. Ela precisa de comunicação visual, não de pessoas.
De alguma forma essa falta é suprimida. Livros, revistas, celulares, olhares distante nas ruas observando os muros, assinaturas riscadas nos vidros, paredes, portas… É preciso inserir a mensagem do Clã nesses pontos.

ADESIVOS

A primeira arte do Clã é a confecção dos adesivos. Estes adesivos serão colados em ônibus, em locais estrategicamente pensados. Quando alguém sentar no banco do ônibus e olhar para o vidro, verá um adesivo, e com ele uma mensagem. Ela por alguns minutos irá olhar para aquilo.
Cada adesivo conterá uma mensagem que, em teoria, o fará refletir.
Texto: “O que faz de você um cidadão?”.
Imagem: A silhueta de um homem.
Cada adesivo colado em cada ônibus terá o registro que será representado por números. Hora, número do ônibus e dia. Nenhuma outra informação.

Quanto à criação dos adesivos.

Qualquer célula do Clã poderá desenvolver outros temas e desta forma criar uma série de textos e adesivos. Porém, sempre todo o material será discutido pela Raiz do Clã.

LIVROS

Outro local para a emissão das mensagens do Clã são as bibliotecas e livrarias.

MARCADORES DE PÁGINA

Da mesma forma como os adesivos foram confeccionados, serão os marcadores de páginas. Eles serão impressos em papel cartão no tamanho padrão. Eles serão colocados em Livros de Bibliotecas Públicas, de preferência em livros que estão em destaque por serem os mais lidos. Porém nada impede de que se coloque dentro de um livro de Física.
O registro da ação será feito da mesma forma que os adesivos.

LIVRETOS (ZINES)

Cada mensagem dos adesivos e marcadores de página, farão parte de uma série. Cada série terá um tema específico e um Livreto (Zine) com todas as ilustrações e os primeiros textos do Clã.
Ao final de Quatro ou cinco séries, todo o material será organizado na confecção de um livro. Imagens e Textos trabalhando em um único conjunto. Mostrar a Filosofia do Clã da Árvore.

Quanto a produção dos Livretos do Clã.

A cada série será produzido o Livreto com os textos originais do Clã e também outras artes em textos, imagens e diagramação. Provavelmente, um livreto seja lançado a cada seis meses. Eles conterão todas a filosofia discutida e acreditada pelo Clã para que não haja uma denominação de movimento apócrifo. Nele também estará exposto o método de ação contra o sistema.

LIVRO

Ao final de Cinco séries será elaborado um livro com todo o material publicado anteriormente. Todo esse material será reeditado de forma que possa vir a se tornar um Manual. Ele conterá todas as informações dos Livretos no entanto, serão anexadas novas informações.
A publicação acontecerá por uma editora em São Paulo. E o mais importante, com o preço baixo para a venda.

PRIMEIRA SÉRIE: Sementes da Discórdia

Descrever os adesivos – ?????

VÍDEOS

O Clã produzirá também uma série de vídeos curtos com fortes críticas sociais. Todas as imagens serão produzidas pelo Clã. Esses vídeos visam abordar diversos pontos sociais, Terão a mesma rapidez e informação de campanhas publicitárias, porém será completamente crítico.

Distribuição do material

O material será distribuído entre as células através de entregas pessoais ou por correspondência. Os contatos serão mantidos através da troca de mensagens pela rede.

“O Clã da Árvore não se dirige para um choque frontal contra a moral dos cidadãos. Ele pede licença para atravessar o paradigma da sociedade alienada para assim traçar um novo caminho onde se é possível caminhar consciente.”

Clã da Árvore